16 de dez. de 2010

ICO / Shadow of the Colossus Collection


ICO e Shadow of the Colossus marcaram pra sempre a história dos video games. Poucos títulos foram tão celebrados por sua jogabilidade e por sua temática. O mais impressionante é que os dois títulos do Team Ico, possuem jogabilidades similares, mas são extremamente diferentes em seus conceitos e na forma como esta dinâmica de jogo é aplicada.


Em suma, ICO e Shadow of the Colossus foram verdadeiros marcos nos video games. O estilo singular das produções lhes garantiu o status de jogo “Cult” e contribuíram significativamente para a excelente reputação do saudoso PlayStation 2.

Portanto, não foi surpresa alguma quando a Sony revelou que as duas obras do Team Ico receberiam uma versão “remasterizada” em alta definição para o PlayStation 3 — como em God of War Collection. O que surpreendeu a todos foi a confirmação de que, além dos gráficos HD, ICO/Shadow of the Colossus Collection também contará com suporte para 3D estereoscópico.


Antes do último guardião

Last Guardian, novo título de Fumito Ueda — criador de ICO e Shadow of the Colossus — está agendado para o final de 2011. Para pavimentar o caminho até a chegada do jogo, a Sony pretende lançar a coletânea HD dos clássicos do PS2.



A escolha não poderia ser mais acertada. Isso porque uma nova geração de jogadores do PS3 ainda não teve contato com a obra de Fumito Ueda e Kenji Kaido. Além disso, se a parceria continuar na mesma entoada, Last Guardiam deve trazer vários elementos em comum com as outras produções do Team Ico.


O lançamento da coletânea serviria como um belo convite para uma festa marcada para o final do ano, com direito a mapa e outras instruções aos convidados.

Saudosismo digital 

Um dos grandes problemas advindos dos gigantescos saltos tecnológicos de cada geração de consoles é o risco de que o que era maravilhoso no passado possa parecer extremamente datado atualmente. Felizmente, isto não acontece com ICO ou Shadow of the Colossus.

Obviamente os gráficos do PS2 não são tão proficientes quanto os do PS3. No entanto, é inegável como os modelos, texturas e outros detalhes visuais permanecem interessantes até hoje. Na realidade pouco teve de ser alterado, recebendo apenas um polimento mais apurado.

O elemento que mais chama a atenção, e que recebeu maior cuidado da equipe de desenvolvimento, foi a introdução dos efeitos 3D. A direção de arte de ICO — com o uso de câmeras com ângulo fixo — ajuda a criar uma experiência cinematográfica, tornando os efeitos 3D ainda mais impressionantes.



Em Shadow of the Colosus, a sensação é ainda mais espantosa. Sem os mesmos recursos estéticos de ICO — e suas câmeras com ângulo fixo — Shadow of the Colossus faz bonito.


O título utiliza cenas panorâmicas e efeitos de luzes para enfatizar a escada de uma maneira singular — que aliados aos efeitos 3D ficam ainda mais épicos.

ICO/Shadow of the Colossus Collection é uma exclusividade do PS3 e ainda não tem data de lançamento definida, porém, o jogo é esperado para a metade de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário